quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Sou humano, como você!

Estava, há alguns minutos, lendo uns textos sobre a Congregação Cristã no Brasil - sua história e evolução neste pouco mais de um século de existência - e, fui remetido através de um link, ao texto intitulado "HOMOSSEXUALISMO" do blog "PALAVRA VIVA". Curioso, não propriamente com o tema, mas por estar inserido em um local em que a discussão deste assunto não é frequente, dei início à leitura do texto, cujo autor se identifica como "S.Silva". Transcrevo alguns trechos em vermelho e irei me referir ao autor por "Silva". O texto original pode ser lido clicando aqui.



(...) mas reafirmo com toda a convicção e desafio alguém provar ao (sic) contrário "os pecados sexuais dos homossexuais não são maiores que os pecados sexuais dos heterossexuais" e cabe a (sic) igreja não perseguir grupos de pessoas, mas sim, pregar contra o pecado em todas as suas camadas, inclusive as "internas" (...)





Esta é a conclusão do texto de Silva. Concordo com ele. Pecado é pecado e ponto final. Não existe "pecado de homossexual" nem "pecado de heterossexual". Existe o pecado humano. E como Deus não julga segundo a orientação sexual das pessoas, tanto gays quanto não gays, estão em condição de igualdade diante da misericórdia de Deus. Silva termina advertindo que a igreja não faça distinção em suas pregações: "pregar contra o pecado em todas as suas camadas" afirma Silva. Ou seja, não evidenciando este ou aquele grupo. Não há diferenças. Todos somos humanos.

Agora, volto ao início do texto de Silva. Ele diz que há muito tempo gostaria de ter escrito, porém, demorou a fazê-lo devido a sua dificuldade em expressar ideias sobre um assunto polêmico. É nítido seu desconforto em abordar o tema naquele espaço. Ele afirma três vezes que é "101% heterossexual". Parece ter senso de humor! Inteiramente heterossexual e ainda mais um pouco, por garantia (hehehe). Brincadeiras à parte, o parabenizo pelo ato de discutir o tema em um espaço que, provavelmente, grande parte de seus leitores têm posições condenatórias à homossexualidade. Daí sua preocupação em não destoar da maioria:

Opa!!! Calma!!! Deixa eu me explicar, sou 101% heterossexual, muito bem resolvido em relação a (sic) minha orientação sexual, pai de 5 lindas e maravilhosas filhas.

Silva afirma que, como cristão, ele deve engrossar o coro religioso que afirma com toda a propriedade que a bíblia condena práticas homossexuais. Este é um ponto passível de inúmeras discussões e interpretações, mas não tratarei neste momento desta questão. Penso que ser cristão não decorre de ser seguidor de alguma corrente religiosa. Jesus não rompeu certas tradições dos fariseus e saduceus? Deixou, por exemplo, a mensagem: "Quem não tem pecado algum, atire a primeira pedra". Outra:  "Não julgueis para que não sejais julgados". Ou ainda: "Teus pecados estão perdoados. Vai em paz e não peques mais". Os religiosos de sua época consideravam tais afirmações uma blasfêmia diante de Deus. Vejam só!

Outra parte interessante do texto:

Cabe lembrar que a todos Deus deu o livre arbítrio e se fosse da vontade de Deus impedir que alguém nunca fosse homossexual com certeza "Ele" teria tomado as devidas providências (...)

Livre arbítrio? Sim, Deus nos deu. Mas neste ponto se refere a quê? Condição sexual? Será que eu tenho o livre arbítrio de escolher ser hétero ou homossexual? Será que Silva "escolheu" ser heterossexual? Enfim, compartilho sua ideia de que pessoas devam ser vistas como pessoas apenas e não distinguidas em classes de pessoas. De fato, reafirmo que Deus não condena ninguém por ser homossexual.

Silva também afirma que Deus ama o homossexual mas condena a prática homossexual. Este é um assunto que pretendo abordar cuidadosamente em outra postagem. Não penso exatamente como ele. Há variações em minha forma de pensar sobre estas coisas. Precisamos, antes de mais nada, definir o que são as tais "práticas homossexuais".

Para finalizar, parabenizo o autor do blog "PALAVRA VIVA" (é o mesmo autor do texto?) por dar oportunidade de discussão em seu espaço. Minha preocupação maior não é com a sincronia de ideias, que todos pensem como eu, mas sim com a reflexão, com a discussão, sempre lembrando que divergências são importantes para uma boa discussão.

Observação: A palavra "homossexualismo" entrou em desuso no Brasil pela associação que se fez por muito tempo com doença mental. Atualmente usa-se a palavra "homossexualidade".

Nota: O autor atualizou a publicação em seu blog, fazendo a substituição do termo "homossexualismo" pelo termo "homossexualidade".

 



2 comentários:

  1. Bom dia, me sinto honrado por você ter dedicado esse espaço em abordar a minha matéria, percebo que sua matéria em relação a minha foi respeitosa, como a minha em relação a vocês também procurou ser, muito obrigado, acredito que todo dialogo tem que ser tratado dentro dessa esfera "respeito'.
    Confesso que não sou um estudioso em relação a matéria que escrevi, e portanto não detenho todo o conhecimento necessário para tratar do assunto, porem me cansei de ver uma "caça as bruxas" em relação a vocês, para mim o que esta existindo são lideres religiosos querendo se auto promover em relação a vocês, mas vale lembrar que eles não representam a igreja em sua totalidade, mas somente a classe preconceituosa.
    Sou totalmente contra a intolerância, seja de qual lado for, Deus nosso criador, criou bilhões de seres humanos, e dentre esses, aprouve a Ele, os dotar de varias personalidades, gostos e desejos, quando me referi a livre arbítrio, não foi no direito de nascer com uma opção, pois antes de se formar qualquer decisão, naturalmente nascemos, mas sim, de se decidir por ela após o nascimento em uma determinada época da vida,
    Muitos desses lideres que perseguem vocês, são totalmente contra Calvino no que se diz respeito a segurança eterna (baseada na vontade soberana de Deus, essa doutrina diz que o homem não possui o livre arbítrio, ou seja Deus é quem escolhe os seus escolhidos), eles discordam de Calvino, e dizem que Deus deu sim ao homem livre arbítrio, porem quando se trata dos homossexuais parece que eles se contradizem, pois através da imposição, querem negar aos homossexuais um direito que o próprio Deus deixou: “de que cada um seja o que bem quiser” isso independente da pessoa esta certa ou errada.
    Eu concordo plenamente que; Se existe consenso em duas pessoas do mesmo sexo de manterem um relacionamento, isso só diz respeito a elas, porem, não vejo com bons olhos excessos ou exibicionismos, mas isso não se limita aos homossexuais, pois isso nos heterossexuais também não me agrada, mas esse é outro assunto.
    Ao invés de se preocuparem com isso, a igreja deveria se preocupar com os adultérios que são frequentes,( mas como são coisas muito comum entre heterossexuais,é escondido debaixo do tapete), pedofilia, exploração da fé, etc... Se igreja tivesse boa memória, deveria lembrar que ela também sofreu perseguição por não ser aceita, aliais em minha matéria janela 10-40 falo sobre a perseguição que a igreja sofre ainda em muitos países.Nesse mundo atual se você pensa ou agi diferente já vira alvo de perseguição, eu próprio sofri hostilidade por meu blog, ao ponto de minha família temer e pedir para eu tirar as minhas fotos.
    Espero que ambos os lados possam ter paciência e sabedoria para tratar essa situação da maneira mais correta possível, Deus não tem filhos bastardos, todos sem exceção somos ligitimos,meu blog esta aberto para que esse assunto possa ser dado continuidade dentro dele,convido a todos os que assim desejarem de se pronunciar em meu blog, para que possa haver mais luz sobre esse assunto, obvio que qualquer comentário preconceituoso, hostil ou intolerante de qualquer lado será moderado, mas pode ter certeza, que havendo respeito, mesmo que não haja concordância será postado.
    Nos Laços do Calvário Que Nos Une!!!
    S.Silva
    PS.102% Heterossexual rsrsrsr
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silva, agradeço pela colaboração. Quando eu li a sua matéria, fiquei muito instigado e também muito feliz por saber que as pessoas começam a olhar ou a tratar deste assunto com um pouco mais de cuidado. Novamente, meus parabéns! Foi uma atitude corajosa de sua parte.

      Quanto ao que você comentou sobre o livre arbítrio, ou seja, "de que cada um seja o que bem quiser", era exatamente isto que eu questionava. Ser hétero ou homossexual não é uma questão de escolha. Nossas ATITUDES são questão de escolha e não a SEXUALIDADE. Você afirma que decidimos por uma determinada opção a partir de algum momento da vida, mas isto não se aplica à sexualidade. As pessoas não escolhem ser heterossexuais nem homossexuais. Elas simplesmente descobrem sua sexualidade, seja ela qual for. Mas não optam. O que podem fazer é optar pela vida que querem levar. Por exemplo, conheço homossexuais que estão casados com mulher. O "estar casado com uma mulher" foi uma opção, mas o "ser homossexual" não foi uma opção.

      Quando leio seu texto, percebo que mantém coerência com o que acredita. Este seu trabalho no blog é muito importante e acredito que deva sim continuar com isto, independente do que acha sua família ou terceiros. A discussão saudável de ideias nunca matou nem prejudicou ninguém.

      Irei acompanhar seus textos e, se possível, participar sabiamente das discussões.

      Obs. Pessoas com senso de humor me ganham! Esse "101, 102% heterossexual" vai ser uma marca registrada... Hahahaha...

      Abraços.

      Excluir