terça-feira, 19 de junho de 2012

Por que o blog?


Impressões - o blog - surgiu da vontade em expressar ideias e opiniões sobre alguns fatos da vida em sociedade. Uma ferramenta importante para uma certa inquietude.

Uma motivação relevante foi a de ordem religiosa. Evangélico (ou crente) da igreja Congregação Cristã no Brasil, de família crente, batizado aos 12 anos de idade, músico na igreja desde criança e Auxiliar de Jovens e Menores por 12 anos, as respostas evasivas da igreja referente a determinados assuntos sempre me intrigaram, como também a observação de forte exclusivismo da Congregação Cristã no Brasil e o modo como seus líderes (anciães, diáconos, cooperadores etc.) lidam com determinadas questões.

Outras motivações também levaram à escrita, como por exemplo, a defesa dos direitos das pessoas (representando grupos de minorias ou não) e o respeito, independente de classe, cor, credo ou orientação sexual - principalmente esta última - dada a grande discriminação que os gays sofrem na igreja.

"Existem remédios que são amargos". Com esta frase, minha analista encerrou uma das sessões. Ainda que para alguns a leitura dos textos seja algo "amargo", destaco que a principal intenção é contribuir para uma maior tolerância religiosa e servir de apoio aos jovens que ficam perdidos entre tantos preconceitos.

Notas:
  • Congregação Cristã no Brasil, cuja sigla é CCB, é uma comunidade civil-religiosa de doutrina apostólica, fundamentada na Bíblia. Figura como a primeira igreja cristã pentecostal a instalar-se em território brasileiro, no ano de 1910. A igreja tem um site oficial onde esclarece que não faz e não autoriza a divulgação por meio eletrônico, porém apresenta um breve relato da instituição.
  •  
  • Auxiliar de Jovens e Menores é o cargo ocupado por jovens batizados (moços ou moças) na CCB, com funções específicas nas Reuniões de Jovens e Menores, sendo a principal delas a entrega de um verso bíblico a cada jovem ou criança, para que se recite o mesmo nas Reuniões. De modo geral é um líder entre a mocidade da igreja. Quando se casam devem deixar o cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário